João Cottinelli Monsanto



Apresentação deste Site


Apresentação deste Site


Na área das Artes realizei exposições de Pintura e Desenho, fui Visualizador e Ilustrador em Publicidade, e Bandadesenhista.

Comecei por publicar bandas desenhadas pouco depois do 25 de Abril no jornal A República. Tratava-se de uma série com influências dos Peanuts e da Mafalda, que se intitulava A Nova Geração. Esta série veio também a ser publicada no jornal O Coiso que pertencia à mesma empresa de edições.
Outros trabalhos a seguir apareceram no semário A Mosca e no Sempre Fixe. Alguns deles foram assinados com o nome José Cottinelli.

Os Ned, uma série que me é particularmente querida, viria a surgir na revista Opção, tendo continuado no semanário Expresso e na revista Aquarius 25.
Outra série de relevo foram Os Palhaços, publicados no saudoso Mundo de Aventuras. Esta série foi criada a partir da ilustração de uma história que publiquei no suplemento infantil do Diário Popular.

Organizei com um colega e amigo, Ilídio Salteiro, a 1ª Exposição de Banda Desenhada Portuguesa em 1974 (que na realidade já era a 2ª ou 3ª... pois já tinha havido outras). Nesta altura foi lançado o fanzine: Fanzine. Mais tarde viria a editar Os Ned num fanálbum de tiragem limitada e assinada.

Em termos de formação quero referir que tenho o curso de Psicologia do ISPA (área educacional), frequentei a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (Artes Gráficas e Design) e o AR.CO (Centro de Artes e Comunicação Visual) durante dois anos e meio (oficinas de Pintura e Desenho Gráfico). Estive também durante um ano e meio no curso de Teatro do Conservatório Nacional em Lisboa.

Entre os muitos cursos, muitos deles de curta duração, que frequentei nas áreas de comunicação e arte, quero destacar o curso de Terapia pela Arte no Hertz College of Art and Design, em St Albans, Inglaterra, como bolseiro da CEE. Neste local viria mais tarde a apresentar o trabalho que desenvolvi na Escola de Ensino Especial da Santa Casa da Misericórdia de Coruche, na conferência internacional: Art Therapy Education - Our European Future. Este foi um de vários trabalhos que apresentei em congressos sobre o tema geral da comunicação.

Passei também pela publicidade como maquetista, visualizador e ilustrador, trabalhando para agências como a Cinevoz, Bozell Sensus, Mckann Erickson/Hora...

Muito do trabalho que desenvolvi ao longo dos anos foi na área das psicoterapias e formação profissional.

Pelo meio participei em exposições colectivas de Pintura, Desenho e Cerâmica, e realizei algumas individuais. Participei também na peça A Mãe Coragem e os seus Filhos, no Teatro Nacional Dona Maria II.

Tive um programa semanal de rádio no Rádio Clube Português, incluído no programa Carrocel em FM, e uma rubrica de psicologia na RDP 3.

Desde há alguns anos, tenho este sítio na Internet que possui vários endereços: interdinamica.pt, interdinamica.com, interdinamica.net, interdinamica.org, interdynamics.info. A primeira área a ser desenvolvida foi a da banda desenhada e ilustração, mas conta já com outras áreas como o cinema de animação, textos humorísticos, jogos, formação profissional, psicoterapias, terapias alternativas... Neste momento a Interdinâmica (que está também registada como marca e como publicação periódica) recebe cerca de 50 000 visitantes por mês.

Neste sítio da Net já têm lugar muitos autores de BD, sobretudo portugueses. O desenvolvimento desta área deve muito ao Geraldes Lino, que a tem coordenado, incentivado, e tem escrito a maioria dos artigos.

Aqui também se encontram alguns sites pessoais ligados à BD.



Inscreva-se na Newsletter

Email:
Confirmação - Escreva o seguinte número: 8147




Envie-nos a sua mensagem

Nome:
Email:

Telefone (opcional mas também importante)
Confirmação - Escreva o seguinte número: 8147

Mensagem